quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TRATAMENTO CLÍNICO




HÁ UMA GRANDE MELHORA DOS ESPASMOS INFANTIS COM USO INTENSIVO DO ACTH (HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO ) EM SUAS APRESENTAÇÕES INJETÁVEIS COMO: ACTHAR ( CORTICOTROPHIN) DA RHÔNE POULENC RORER PHARMACEUTICAL INC OU A SUA FORMA DE H.P.ACTHAR GEL (REPOSITORY CORTICOTROPHIN INJECTION).
DIZEMOS QUE ESTE TRATAMENTO PODE SER HERÓICO E INTERROMPER O QUADRO CONVULSIVO, PORÉM SÓ DEVE SER UTILIZADO SOB RIGOROSO CONTROLE MÉDICO E MONITORAMENTO CARDIOPEDIATRICO, JÁ QUE OS CORTICÓIDES NÃO AGEM APENAS NO SNC, MAS TODO O ORGANISMO DA CRIANÇA, INCLUSIVE EM SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO. SEGUNDO OS AUTORES ZAJERMAN E MEDINA SOMENTE SE UTILIZA ESTA MEDICAÇÃO EM CASOS DE SÍNDROME DE WEST CONSIDERADOS CRIPTOGÊNICOS, E NÃO EM ESPASMOS INFANTIS RESULTANTES DE LESÕES CEREBRAIS, POR EXEMPLO. HÁ CASOS EM QUE A RESPOSTA TERAPÊUTICA PODE APARECER EM ATÉ 48 OU 72 HORAS APÓS APLICAÇÃO DE UMA PRIMEIRA DOSE DO ACTH, PODENDO HAVER UMA POSSIBILIDADE DE RECIDIVA DE CRISES NOS CASOS CONSIDERADOS MAIS GRAVES NA DEPENDÊNCIA DA PRECOCIDADE DO DIAGNÓSTICO E DA EXTENSÃO E GRAVIDADE DA LESÃO CEREBRAL ASSOCIADA.
OUTROS ANTICONVULSIVANTES TÊM SIDO UTILIZADOS, ISOLADAMENTE OU EM COMBINAÇÃO NOS CASOS DE ESPASMO INFANTIS, COMO O CLONAZEPAM, O ÁCIDO VALPRÓICO, O FENOBARBITAL E O VIGABATRIN.


AUTOR: PATRÍCIA VIEIRA FERNANDES - FISIOTERAPEUTA DO HOSPITAL BARRA D OR, GRADUADA PELA UFPE , PÓS-GRADUANDA EM TERAPIA INTENSIVA PELA UNESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário